Um alerta para você refletir sobre algumas interações e expressões de comportamentos negativos que representam um perigo para a relação.
CRÍTICA As críticas são mais do que uma simples queixa e tem efeitos corrosivos a longo prazo. São culpabilizações que podem atacar a personalidade do parceiro, descrevendo insatisfações que muitas vezes vem acompanhadas dos sentimentos de raiva ou frustração de uma expectativa não alcançada.
ATITUDE DEFENSIVA Ela pode ser compreendida como uma proteção à um ataque, mas aumenta a negatividade entre o casal e cria um ciclo vicioso. Há negação da responsabilidade e inflexibilidade em se colocar no lugar do outro, o que impede a comunicação pois o conflito não se resolve.
MENOSPREZO Consegue ser mais destrutivo que a crítica porque expressa descontentamento e desrespeito ao outro. Se for um recurso muito utilizado, potencializa a indiferença e o relacionamento amoroso pode sucumbir.
OBSTRUCIONISMO Esse recurso faz com que o parceiro se desengaje emocionalmente da interação com o outro, construindo um muro de pedras que por sua vez trás o sentimento de ser ignorado pelo companheiro que deixou de estar engajado na relação.
(*) Driver et. al., 2016; Gottman, 1998.Gttman, J. M., & Gottman, J. S. (2017)
A Terapia de Casal pode te ajudar a desenvolver outros recursos para lidar com essas questões removendo barreiras que criam um sentimento de estagnação em situações conflitantes. Entre em contato através do link abaixo.
Comments